segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tamo vivo e "ao vivo"!

Entrevista ao programa JChat (TV TIM), apresentado por Ilode Aldevina 


Nunca imaginei, nem mesmo nos meus sonhos, que os meu projetos causassem um reação tão positiva nas pessoas depois que saíssem do papel. Talvez eu tivesse essa vontade, mas não essa pretensão. Não que eles estejam mudando drasticamente o mundo ou me tornando famoso. Sei que não, mas de certa forma, a resposta e a reação de cada amigo que vê meus vídeos, fotos ou textos é algo que tem me deixado incrivelmente feliz.

Ver que a coisa aconteceu, já teria sido suficiente. A experiência, a respostas dos amigos no facebook já teriam feito tudo valer a pena. Mas a coisa foi além do que eu pude imaginar. Quando vi, estava na televisão, falando sobre os meu planos, sonhos e experiências para todo um país.

Assistindo à exibição dos filmes 
Confesso que sempre me senti mais confortável fazendo perguntas do que respondendo. Com o tempo, perdi aquela "vaidade" que me consumia nos tempos da faculdade e do primeiro emprego. Hoje, já não faço mais questão de aparecer no vídeo e sei que nem preciso disso para contar uma boa história.

Mas ali era diferente, o clima do "JChat", um programa jovem, apresentado e assistido em sua maioria por pessoas da minha idade, mudou um pouco as coisas. Sabia que seria uma grande chance para dar mais visibilidade ao meu trabalho, permitir que pessoas vissem "com meus olhos" o que eu vi e, de certa forma, propagar minhas opiniões e transmitir uma mensagem para quem estivesse assistindo.

Como jornalista e trabalhando com TV desde que me formei, consegui me acostumar com a câmera, mas admito que o "ao vivo" ainda me causa aquele friozinho na barriga. Por sorte, a apresentadora Ilode Aldevina, que não deve ser mais velha do que eu, deixou as coisas mais fáceis e permitiu que eu ficasse mais à vontade ao longo do programa.

Não sei ao certo, mas imagino que tenha ficado por mais de meia-hora no ar. Falamos sobre tudo. Minhas experiências no Brasil, Australia, Asia e África e ainda exibiram os meus filmes na íntegra, sempre abrindo um debate sobre os assuntos abordados após cada exibição.

Cada novo tópico introduzido à conversa trazia novas brincadeiras, risadas e, antes que eu percebesse, já estava na hora de finalizar aquele bate-papo que já parecia uma conversa entre amigos.

Hoje sou um comunicador. Estudei para isso e é isso o que gosto de fazer. Gosto de acreditar no "romantismo" de que uma boa comunicação pode mudar a forma das pessoas pensarem e mudando a forma delas pensarem podemos influenciar e começar uma mudança no mundo.

Chamo de romantismo, pois sei que esse é um processo longo e muito difícil. Algo que depende não só de mim, mas de diversas pessoas, filmes, rádios e canais de televisão, que tem em suas mãos o poder da informação e a autonomia para usá-lo da forma que bem entenderem. Seja ela para o bem ou para o mau.

A entrevista acabou e me deixou com um sentimento de missão cumprida. Um respirar aliviado de quem sabe que, nesse longo processo de mudança das pessoas, pôde dar a sua contribuição.

Outra coisa que me deixou muito feliz é que diferente do que digo no vídeo "Casa do Samito", que a família Nhamposa provavelmente não conseguiria assisti-lo, por não ter energia elétrica ou televisão, a exibição em TV aberta veio como uma possibilidade para que isso acontecesse. Ainda não tenho certeza se aconteceu, pois ainda não pude confirmar, mas quando liguei ontem para o Samito,  avisando sobre a entrevista, ele me garantiu que não perderia por nada. Faria inclusive uma mobilização em casa para quem pudessem assistir em algum vizinho.

Eis o poder da comunicação, ligando pessoas, passando mensagens e sendo aproveitada para o bem, como foi criada para fazer. Parabéns e obrigado a toda produção da TV TIM, por me dar essa chance e me receber de forma tão profissional!

5 comentários:

  1. Rodrigo, sempre que posso, venho aqui ler seus textos, me emocionar um pouquinho e expandir os horizontes. Parabéns pelo trabalho e não pare nunca! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, virei sua fã de carteirinha! Adoro entrar no meu blog e ver o lado esquedo da tela seu blog apontando com uma nova postagem. É pura emoção cada parágrafo. Estou encantada e acredito que muitos também estejam! Parabéns! E continue nos encantando!!! Beijos KáMaria

    ResponderExcluir
  3. Rodriguinho... parabéns meu irmão!
    Como sempre surpreendendo de forma positiva!!!
    Fico feliz de ver você colhendo o que está sendo plantado desde os projetos de faculdade!

    Abração! Pedrinho

    ResponderExcluir
  4. estou lendo só agora, mas em tempo, quero lhe parabenizar pelo trabalho Rodrigo!

    ResponderExcluir