sábado, 26 de janeiro de 2013

A cena está viva!






Fico muito feliz em ter encontrado em Maputo, a capital Moçambicana, uma das minhas maiores paixões. O skate!

Passei muito tempo da minha viagem, convencido de que o esporte nem mesmo era praticado por aqui, já que nunca havia visto skatistas ou lojas de skate pelas ruas. O espanto das pessoas ao olhar para o meu skate também era algo que só confirmava a minha teoria. Posso dizer que até mesmo ele, o todo poderoso Google, estava errado dessa vez quando mostrou "nenhum resultado" para skate em Maputo.

Mas confirmando as teorias do "antes tarde do que nunca", tive a sorte de conhecer amigos dos amigos até chegar a dois grupos, o "Maputo Skate" e a "Associação do skate de Moçambique (ASM)". Trocamos mensagens e logo eu já estava suspirando com a ansiedade de finalmente montar no brinquedo de novo, após ter praticamente me aposentado desde o início das viagens.

Trocamos mensagens e nos organizamos para um encontro no skate park, o único da cidade e até do país, segundo os skatistas que conheci por ali. Sobre a laje de uma garagem na parte de trás de um prédio, estão montadas duas rampas, um "caixote" de madeira e dois canos. Uma das rampas ainda está pela metade, o que só garante diversão mesmo para o pessoal da BMX (bicicletas de manobra), sempre presentes no local.

Aquele é único espaço que possibilita a evolução de esportes, que de tão pequenos, passam quase despercebidos por aqui. A falta de pistas obriga bikes, skates e patins  a conviver, de certa forma, pacificamente, em um mesmo local, fato raro nas pistas em São Paulo e no resto do Brasil. Essa tolerância só acaba quando um cruza o caminho do outro e gera algum acidente, mas tudo é resolvido com dois ou três gritos de cada lado.

Me orgulha ver, por tanto, a vontade que essa galera tem em aprender, evoluir e fazer crescer o nome do esporte. Como me disse um dos skatistas, eles são uma nova geração, que assumiu a responsabilidade de "manter a cena viva", já que a última geração de bons skatistas do país se aposentou depois de lutar (em vão) por muito tempo, atrás de melhorias para o esporte.

Se por um lado a estrutura é pequena, por outro, o comprometimento da gosto de ver. Estão sempre fazendo vídeos, tentando alguma divulgação na internet ou pensando em formas de levantar fundos para construir novas rampas. 

No final das contas, dinheiro acaba sendo o grande problema e isso é fácil de perceber quando vemos um mesmo skate (ou até mesmo um par de tênis) sendo dividido por dois ou três skatistas. 

A habilidade também me impressionou, o nível de dois garotos que chegaram depois de algumas horas que eu já estava por ali, mostra um potencial que poderia ser melhorado MUITO com um pouquinho mais de estrutura e equipamento. Mesmo com skates velhos, quebrados, tênis "all-star" furado e rampas em péssimas condições, Elísio Vinho e Nino Castigo estavam mostrando manobras de nível internacional. Algumas delas, arrancariam gritos dos skatistas até mesmo pelas pistas que já passei em São Paulo e ou na Austrália.

Quando pegaram o meu skate para um "rolê" então, ficamos todos impressionados com a rápida evolução nas manobras. (um deles mandou um half-cab, to crockett, saindo de switch)

No BMX não é diferente. Os Air triks (saltos com a bicicleta) e principalmente as manobras no flat-land (manobras no chão onde se envolve giros e equilíbrio com a bicicleta) são igualmente impressionantes.


Percebi também algo que eu já poderia prever: a hospitalidade. O fato de ser o único branco da pista não fazia ninguém me olhar torto. Muito pelo contrário, aproveitamos aquilo como um intercâmbio de ideias e principalmente de manobras, algo que percebo sempre que ando de skate em um país diferente.

Deixo meus parabéns pela iniciativa, habilidade e o comprometimento das galeras do MAPUTO SKATE e ASSOCIAÇÃO DE SKATE DE MOÇAMBIQUE. Foi uma satisfação dar um rolê com vocês, trocar uma ideia e principalmente ver tanto respeito pelo nosso esporte. Sei que Moçambique é um país cheio de dificuldades e que o governo deve tratar alguns outros assuntos com prioridade. Mas de qualquer forma, o que vocês fazem tem que ser feito por alguém e é isso que vai fazer o esporte ganhar mais espaço e respeito.

Obrigado parceiros, por manterem a "cena viva"!!!

Um comentário: