terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Maninga Nice!


Bety, a simpática "garçonete" do internet café me lembrando de que a vida é "Maninga Nice"!

Moçambique é um país de incríveis semelhanças com o Brasil. A nossa cultura está na boca do povo e cada vez mais espalhada pelas novelas e musicas brasileiras que não param de rolar por aqui.

Não há um moçambicano que não seja fã assumido da novela dos Mutantes, do Domingo Espetacular ou das receitas do Edu Guedes, já que a grade da Record é exibida praticamente na íntegra por aqui. Músicas de Gustavo Lima e Michel Teló então, saem até daquelas bocas que ainda mal aprenderam a falar.

Agora tanta semelhança já nem me chama mais atenção. Prefiro deixar meus olhos bem voltados às diferenças e costumes que só existem por aqui.

Entre as mais gritantes, as expressões e gírias são as que mais me fazem rir! Normalmente influenciadas pelo português de Portugal (de onde claramente também vem o sotaque) e misturadas com os dialetos locais, elas formam combinações muito engraçadas, que ficam ainda melhores no contexto em que são ditas.

Uma delas, a minha nova favorita, inspirou a mudança do nome do blog para algo mais positivo: MANINGA NICE!! 

"Maninga", derivada de um dos dialetos locais (Bitonga) é usada o tempo todo para dizer "muito", e "nice", que significa "legal" em inglês, já é adotado como gíria pelos jovens de Portugal e daqui para sugerir o mesmo sentido.

Portanto, direto de Moçambique, desejo que todos tenham e um ano MANINGA NICE, repleto de sorrisos fáceis, como os que vejo por aqui toda vez que essa expressão é pronunciada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário