segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mãe, to na TV!


PUTA QUE O PARIU!! Com a boca cheia e um sorriso no rosto… 

Peço desculpas por começar um post "supostamente" jornalístico de forma tão indelicada, mas foi dessa forma que essas palavras saíram da minha boca enquanto voltava para casa hoje, depois de um longo dia e pensando como tudo tem dado tão certo na minha jornada pela África. Dando certo e de forma totalmente guiada por coincidências, destino ou seja qual for o nome disso. 

Na semana passada já havia me impressionado. Falava com uma nova amiga da África sobre um velho amigo do Brasil, o "Lacraia", quem eu gosto como um irmão, mas já não fazia contato há talvez mais de um ano. Dizia que eu gostaria de procurá-lo quando chegasse ao Brasil, pois acreditava que ele poderia me ajudar a entrar em um projeto que ele já participou, de visita e assistência às comunidades ribeirinhas na Amazonia, para fazer lá algo parecido com o que estou fazendo aqui. 

Aí entra a coincidência. Assim que cheguei em casa, logo depois daquela conversa, quem havia deixado uma mensagem no facebook? O próprio! Dizendo que estava acompanhando e gostando das minhas potagens aqui no Blog. Uma rápida conversa e ele disse também que pode sim me ajudar com o projeto da Amazônia, quando eu voltar.

Era a sorte sorrindo para mim pela primeira vez.

Já essa semana postei um vídeo no meu facebook, assistido, curtido e compartilhado por muitos dos meus amigos (por sinal, muito obrigado por isso). Aquela foi a primeira vez que participei como personagem da história, algo que eu não sabia se eu queria ou não fazer nessa viagem. De qualquer forma, o maravilhoso resultado, mostrado pela resposta de quem assistiu, me deixou muito empolgado e com vontade de mostrar o vídeo para mais e mais gente.

Essa manhã, na ASSCODECHA, ONG onde tenho trabalhado como voluntário, mostrei o vídeo ao amigo Zegô, um estudante de cinema que já dirigiu belas produções como documentários, ficções e é tão envolvido na cena do cinema e teatro que até ganhou um papel no filme "Ali", sobre a historia do boxeador Muhammad Ali. Na trama, protagonizada pelo astro Will Smith, ele faz o fã nº 1 do astro, que assim como ele, portava uma deficiência física resultante de uma espécie de paralisia.

O cara é uma fera e tanto talento me deixou apreensivo na hora de mostrar o vídeo. Estava ansioso para ouvir a sua opinião.

Zegô, ou Jose Nhantumbo no mundo do cinema

O filme acabou e, ao invés de me dizer algo, ele apenas pediu para usar meu telefone, discou um numero e começou uma conversa na qual eu só podia ouvir um lado.

"Alô? João, tenho uma coisa para você. O Rodrigo é um amigo brasileiro, jornalista e que tem gravado um material bem bacana por aqui, mostrando a realidade da vida na Africa e tal… O que? Posso mandar ele aí? Ok, ele vai te ligar. Tchau"

O João, do outro lado da linha era ninguém menos que João Ribeiro, o mais consagrado diretor de cinema desse país, que dirigiu o maior sucesso do cinema nacional (O último voo do Flamingo) e participou como produtor-executivo em mega-produções, como o Diamante de Sangue, que tem Leonardo DiCaprio como ator principal.

Daquela conversa, que segundo Zegô, era a forma dele dizer o quanto tinha gostado do meu filme, até a porta da emissora TV TIM, onde João Ribeiro trabalha como diretor geral de conteúdo, foram apenas algumas horas. 

Lá estava eu, sozinho e prestes a conhecer um cara que muito cineasta importante deve querer conhecer.

Um sujeito simples, me recebeu muito bem em uma sala com paredes repletas de cartazes dos filmes que ele dirigiu. Ele assistiu meu filme e de forma muito profissional me teceu maravilhoso elogios.

Sem rasgação de seda! Falou que eu consegui transmitir emoção e que fiz naqueles seis minutos, algo que ele está tentando com que sua equipe faça na TV por muito tempo. Disse até que eu teria emprego garantido em sua equipe, caso eu resolvesse ficar no país por mais tempo.

Isso já seria mais do que o suficiente para um "recém-jornalista" como eu, que aprende muito só de estar do lado de alguém como esse cara. Mas não, ele foi além. Vai exibir os meus filmes em rede nacional e, de quebra, serei entrevistado ao vivo na próxima segunda, durante meia hora em um programa onde exibiremos alguns dos meus vídeos e bateremos um papo sobre as minhas "aventuras".

Chamo tudo isso de coincidência, pois nem mesmo estava nos meus planos mostrar aquele vídeo ao Zegô naquela hora. Não sabia que ele tivesse esses contatos e nem mesmo imaginei que tudo isso pudesse acontecer tão rápido. É isso que explica a primeira frase desse post. 

Saí daquela emissora de TV me considerando um sortudo. Pensando que eu nem precisava de tudo aquilo para que minha viagem tivesse valido a pena, mas que todas essas coisas não devem acontecer por acaso e que tudo deixava a minha passagem pela África ainda mais inesquecível.

Antes de terminar, digo aos moradores de Moçambique (se é que algum lê o meu blog), que a minha entrevista será no "JChat" da TV TIM, na segunda-feira que vem (21), no programa das 13h30 às 16h. 

Para  aqueles que não poderão assistir, com certeza farei um texto aqui para explicar como foi parar de fazer perguntas por um tempo para respondê-las!

Agradeço de coração a força oferecida por Lacraia, Zegô e João, mas agora peço licença, preciso fazer a barba, vou aparecer na TV.

Um comentário:

  1. Fantástico Rodrigo! Estou emocionada com tudo isso! Parabéns! Você merece! Beijão KáMaria

    ResponderExcluir